Exercícios aeróbicos são aqueles realizados de maneira contínua que utilizam o oxigênio
como principal fonte de energia, sob a forma de adenosina trifosfato-ATP, para geração de
trabalho muscular.
Conforme (BEAN,1999; FOX ,1991; MAUGHAN et al ,2000; OSIECKI ,2001;
VILLIGER et al ,1995), dentre os benefícios do treinamento aeróbio quando prescrito
de uma forma planejada dentro de uma periodização individual e personalizada, temos
os seguintes benefícios:
• Aumento da capacidade do corpo de queimar gorduras durante os exercícios e nos
períodos de descanso (atividade lipolítica);
• Melhora da composição corporal;
• Redução dos níveis de estresse e de ansiedade;
• Melhora da autoestima, da capacidade de realização, confiança e o humor;
• Exercícios aeróbios tem a capacidade de modificar o sistema cardiocirculatório
podendo ter influência na diminuição do risco a doenças cardiovasculares e também
tem influência na diminuição da pressão arterial, tanto sistólica quanto diastólica;
• Diminuição da frequência cardíaca, pois o coração tornasse mais eficiente, ou seja, o
coração irá bater menos vezes para irrigar a mesma quantidade de sangue, o que
caracteriza uma importante economia nos batimentos cardíacos em repouso e durante
o exercício.
• Além da melhora da eficiência cardíaca, o treinamento aeróbio tem influência na
eficiência respiratória. Esta eficiência ventilatória mais elevada significa que a
quantidade de ar ventilada para o mesmo nível de consumo de oxigênio será menor
que nos indivíduos destreinados, portanto, ocorrendo ganho nos níveis respiratórios.
• Diminuição da resistência à insulina:
• Melhora do perfil lipídico (a diminuição das taxas de triglicerídeos e do colesterolLDL).
Lembrando que para se atingir esses objetivos é necessário, que o treinamento seja prescrito
por um profissional de Educação Física capacitado dentro da modalidade, para que o mesmo
possa realizar a periodização do aluno de uma forma individual levando em consideração que
toda prescrição de exercícios possui seis componentes essenciais, que são: Frequência (o
quão frequentemente), Intensidade (o quão forte/intenso), Tempo (duração) e Tipo (modo ou
que tipo), além de Volume (quantidade) e Progressão (avanço) ou princípio FITT-VP
(frequência, intensidade, tempo, tipo, volume, progressão).
Referencias:
BEAN, A. O guia completo de treinamento de força.1.ed. São Paulo. 1999, p.323.
FOX, E.L. & Cols. Bases Fisiológicas da Educação Física e dos desportos. 4. ed. Rio de Janeiro :
Guanabara Koogan, 1991
MAUGHAN et al Bioquímica do Exercício e do Treinamento. São Paulo : Manole, 2000.
OSIECK, R. Efeitos do exercício físico aeróbico sobre aspectos hemodinâmicos e bioquímicos em
ratos espontaneamente hipertensos (SHR), Tese ( Doutorado em Ciência do movimento humano –
fisiologia do exercício). Santa Maria : 2001.
LLIGER et al. Resistência. São Paulo : Santos Livraria, 1990.

Texto Redigido por Lucas César.

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