Durante a gravidez ocorre o processo da abertura dos músculos para que o bebê possa ter espaço na barriga da mamãe, porém essa abertura faz com que a pele estique muito e enfraquece a musculatura. Quando o bebê nasce toda a pele e os músculos deveriam voltar naturalmente, porém isso não ocorre com 60% das mulheres.
⠀
Essa abertura que fica entre os músculos que chamamos de diástase. Porém o que a maioria das mulheres não sabem é que a maioria dos problemas que ocorrem depois da gravidez são consequências da diástase. Para isso resolvi listar os mais comuns:
⠀
– Pele solta e flácida (balão murcho)
– Gases excessivos
– Sensação dos órgãos “balançando” por dentro
– Barriga inchada, com presença de dor e desconforto abdominal
– Desconforto estomacal, dificuldade na digestão e refluxo
– Dor nas costas em geral, postura ruim
– Dor no quadril e nas costas
– Escapes de xixi
⠀
Esses são alguns dos sintomas ou sinais que muitas mamães podem identificar a diástase. Muitos deles se resolvem com exercícios de ativação abdominal, fortalecimento da musculatura e práticas de respiração corretas.
⠀
No meu programa de exercícios Gravidez Ativa eu ensino vários deles para que as mamães possam diminuir as chances da incidência da diástase. Quer saber mais, então é só clicar no link lá na minha bio.
Texto redigido pela Professora Letícia Coutinho.
⠀
#gravidezativa #gestante #gestacao #diastase #posparto #saude #bemestar #ativesfitness #vempraatives #mamaeatives #exercicionagravidez