A educação física é uma das áreas do conhecimento humano ligada não somente ao estudo e atividades de aperfeiçoamento, mas também da mente, manutenção ou reabilitação da saúde do corpo do ser humano, além de ser fundamental no desenvolvimento do ser como um todo. Ela trabalha, num sentido amplo, com prevenção e cura de determinadas doenças humanas, num contexto terapêutico e também na formação básica do indivíduo, devido sua atuação no contexto psicossocial, no conhecimento corporal (conhecimento do próprio corpo) suas possibilidades de ações.
A educação física não e vista apenas como o aprendizado de algum esporte especifico mas sim a vivência, a compreensão, estrutura e ensinamento de saúde e homeostase de um corpo.
Apesar dos avanços da medicina e da farmacologia, que continuam em busca da cura para todos os males, os problemas de saúde de que o homem moderno enfrenta ainda são verdadeiros mistérios para a ciência, o que vem abrindo espaço para a medicina preventiva e outras áreas da saúde.
Considerando que as mulheres possuem maior longevidade do que os homens e que, após a menopausa, a incidência de doenças cardiovasculares é equivalente a dos homens, os gastos com saúde na população feminina aumentam significativamente nesta fase de vida. Diferente dos homens as mulheres tem períodos da vida que são marcados por mudanças muita das vezes marcantes como a primeira menstruação (menarca) e a última menstruarão.
Climatério, designação proveniente da palavra grega Klimakter que significa ponto crítico da vida humana, é o período do envelhecimento feminino marcado pela transição de uma fase reprodutiva para um estado não reprodutivo (SOCIEDADE INTERNACIONAL DE MENOPAUSA, 1999). O envelhecimento é um processo natural com o avanço da idade que faz com que o corpo, gradativamente, passe por mudanças naturais, a menopausa é o tempo na vida das mulheres em que os períodos menstruais findam de forma definitiva, deixando assim de poder engravidar.
A menopausa acontece em geral entre os 40 e 52 podendo se estender ate os 65 anos e também podem ocorrer de maneira prematura que acontecem em mulheres com idades inferiores há 35 anos trazendo para ambas consigo sintomas como: ondas de calor que duram entre trinta segundos e dez minutos, podem estar relacionadas à arrepios, suor e rubidez da pele, secura vaginal, dificuldade em adormecer, alterações de humor, depressão, aumento da gordura corporal, entre outras. A menopausa ocorre quando os ovários param de produzir estrogênio e com isso a capacidade reprodutiva diminui. Ela pode ocorrer de duas maneiras: fisiológica que ocorre como uma parte natural do processo de envelhecimento da mulher e decorrente de procedimento cirúrgicos. Em 1999, a Sociedade Internacional de Menopausa dividiu o climatério em três fases: pré-menopausa, perimenopausa e pós-menopausa.

A prática da atividade física sempre deve ser estimulante e interessante às mulheres peri e pós a menopausa e deve ser vista como parte da terapêutica hormonal independente do tratamento dietético. A prática de exercício físico assíduo contribui para a defesa da composição muscular e da elasticidade articular, diminuindo a força dos sintomas somáticos trazendo uma percepção de maior bem-estar no climatério. A atividade física não apenas aumenta a liberação de b-endorfinas hipotalâmico, diminuindo o excesso de calor e enriquecendo o bom humor, como também ampliando a densidade mineral óssea, reduz a freqüência cardíaca de repouso ,restabelece o perfil de lipograma e regulariza a pressão arterial .Ao final, a atividade física restabelece a imagem como a mulher se vê melhorando a auto-estima da mulher e diminuído os riscos de depressão.

Lembrando que quanto mais elevada for atividade física, maior será os benefício. Ter cuidado com exageros também devem ser levados em conta, pois há riscos à saúde física e mental com rompimentos de ligamentos, lesões musculares.

A atividade física entre 60 e 70% da frequência cardíaca máxima pode ser continuado a um ritmo seguro por um longo período. De acordo com American College of Sports Medicine a atividade física realizada menos que duas vezes por semana com frequência cardíaca máxima inferior a de 60% e por menos de 10 minutos por dia, não ajuda a manter a forma física. Se o exercício fisico for interrompida por duas ou três semanas, a forma física é perdida e dentro de três a oito meses os benefícios obtidos são perdidos completamente.

A realização de exercício físico regular dever ser fundamental em relação à saúde publica no envelhecimento, visando seu potencial na melhora de fatores como diminuição das taxas de morbidade e mortalidade, além de proporcionar grandes melhoras nos aspectos psicológicos e sociáveis elevando o bem estar das mulheres.
É importante lembrar que apesar da falta de conhecimento afetar a maioria das mulheres a procura por um medico e um educador fisico é sempre bom para a prática dos exercícios e prevenção dos sintomas.

 

 

SOCIEDADE INTERNACIONAL DE MENOPAUSA
Lorenzi et al.(2006)
FERNANDES et al., 2004
LIAO, 1999
BOSSEMEYER, 2003
BROWN( 2004)
DALLEK (2005 pp.393-400)
Rolin & Forti (2004).

 

Texto Redigido pela Professora Roberta Caetana.

Open chat
Bem-vindos a Academia Atives
Olá!
Como podemos te ajudar?