A população idosa tem aumentado consideravelmente em todo o mundo. Estudos apontam que os idosos representam 12% da população mundial, com previsão de duplicar esse quantitativo até 2050.

O envelhecimento é um processo gradual, universal e irreversível, que provoca uma perda funcional progressiva no organismo. É caracterizado por diversas alterações orgânicas, por exemplo, como a redução do equilíbrio e da mobilidade, das capacidades fisiológicas e modificações psicológicas (Nahas,2006).

Em decorrência desse processo e das modificações que o acompanham, o idoso adquire limitações físicas e patológicas que prejudicam a sua qualidade de vida.

A OMS define o envelhecimento saudável como o “processo de desenvolvimento e manutenção da capacidade funcional que permite o bem-estar na idade avançada”.

A musculação é uma atividade indicada para os idosos, pois o treino com pesos previne e trata doenças como a osteoporose, obesidade, hipertensão arterial e diabetes. Além de aumentar a massa muscular e a densidade óssea, reduz o percentual de gordura corporal, mantém a pressão sanguínea e a frequência cardíaca dentro de padrões aceitáveis para a idade, dificultando o acúmulo de colesterol no sangue.

Também gera melhoria nas capacidades funcionais facilitando a rotina diária do idoso, contribuindo para a sua locomoção e elevando a sua autoestima. Devido ao aumento da massa muscular há um menor risco de quedas e fraturas que podem levar a diminuição da mobilidade articular.

São apontados benefícios fisiológicos como o controle dos níveis de glicose, maior capacidade aeróbia, melhoria da flexibilidade e equilíbrio; benefícios psicológicos como redução na ansiedade e diminuição do risco de depressão e benefícios sociais possibilitando indivíduos mais seguros e integrados com a família e a comunidade.

Cabe a nós, profissionais de Educação Física, contribuir com uma prescrição segura e fundamentada, fazendo com que os idosos envelheçam de maneira mais saudável e independente.

TAVARES, Renata Evangelista et al. Envelhecimento saudável na perspectiva de idosos: uma revisão integrativa. Revista brasileira de geriatria e gerontologia. 2017, vol.20, n.6, pp.878-889. ISSN 1981-2256.

AMACIEL, Marcos Gonçalves. Atividade física e funcionalidade do idoso. Motriz: Revista de Educação Física, Rio Claro, v.16 n.4, p.1024-1032, out./dez. 2010.

COELHO, Fábio Henrique Nakada et al. Benefícios da musculação na terceira idade. Revista EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, ano 15, nº148, setembro de 2010.

Texto redigido pela Professora Elisa Roberta.

Open chat
Bem-vindos a Academia Atives
Olá!
Como podemos te ajudar?