Avaliação física

Profissionalismo

Agende uma avaliação

A avaliação é indispensável para que os nossos treinadores criem o melhor plano de exercícios para você.

Para começar a cuidar ainda mais da sua saúde é preciso fazer uma avaliação física. Contamos com especialistas que vão analisar o seu condicionamento físico e apontar detalhes sobre o seu quadro de saúde.

Ligue: (31) 3535-2213 e faça seu agendamento.

Bioimpedância

Sabemos que é difícil iniciar uma dieta e segui-la a risca. Mas, você sabia que acompanhar e analisar a uma evolução na dieta, assim como a resposta de seu corpo aos treinos também não é algo tão simples!? Isso é devido, principalmente, à falta de precisão dos métodos convencionais, como no uso da balança comum.

No entanto, métodos mais precisos estão disponíveis no mercado e a balança de biopepedância Tanita Bc 601 acaba de chegar a Academia Atives.

Você já ouviu falar ou sabe como funciona a balança de bioimpedância? Então, acompanhe nosso post de hoje e descubra mais sobre esta ferramenta diferenciada que deixará seus exames e avaliações muito mais precisos!

O que ela tem de especial?

 

Tetrapolar

A bioimpedância tetrapolar funciona com a passagem de uma corrente elétrica, com freqüência de 50KHz, e vai dos membros superiores até os membros inferiores (Enquanto a bioimpedância bipolar mede somente membros inferiores) com a finalidade de estimar a quantidade de água e massa livre de gordura.

Seguimentada

Com os eletrodos desta balança, podemos aferir leituras da composição corporal de cada segmento do corpo.

– Massa Óssea: Mostra o peso dos ossos
– Massa muscular: Mostra a quantidade de músculo do corpo
– Idade metabólica: Mostra a idade metabólica do corpo
– Gordura visceral: Este índice avalia a quantidade dessa gordura que ficam nos órgãos vitais e abdômen.
– Índice de massa corporal
– Necessidade diária de calorias
– Massa hídrica total com uma precisão de 0,1%.

 Cálculos

– porcentagem real de gordura corporal;
– peso real em relação ao percentual de peso de gordura;
– percentual da quantidade total de água corporal;
– taxa metabólica basal, que equivale às calorias gastas diariamente;
– índice de massa corporal (IMC);
– percentual de massa óssea;
– percentual de gordura visceral;
– idade metabólica;
– relação da cintura/quadril e associação com risco cardíaco;
– aplicação para diferentes faixas etárias.

Como funciona?

A balança de bioimpedância basicamente avalia a densidade corporal do indivíduo por meio de uma corrente elétrica de baixa amplitude e alta frequência aplicada sobre ele.
Dessa forma, mais do que simplesmente calcular o peso do indivíduo, essa balança informa a sua porcentagem de gordura, de hidratação, de osso e de músculo. Assim, torna-se uma metodologia muito mais eficiente e precisa.

Quais são as vantagens?

De fato, fazer dieta é uma tarefa muito complicada. Algumas pessoas até se animam em começar uma dieta, no entanto, é muito natural que desistam logo nas primeiras semanas por não ficarem satisfeitas com os resultados iniciais.

Para se ter uma ideia, mais da metade do peso do nosso corpo se deve à quantidade de água apresentada. Quando se inicia uma dieta, grande parte do peso corporal que se perde, inicialmente, é água que estava retida no organismo e foi eliminada em decorrência da reeducação alimentar, sendo muito comum que essa perda seja diminuída gradativamente com o passar do tempo.

O indivíduo, ao analisar o seu desempenho utilizando apenas a balança comum, pode ter a falsa impressão de que seu metabolismo está respondendo rapidamente à dieta e que está perdendo gordura.

Mas quando eliminar toda a água em excesso no seu organismo e sua perda de peso se estabilizar, tornando-se gradativamente menor, essa pessoa pode se desanimar com a dieta e abandoná-la. No entanto, essa informação não é obtida pelos métodos convencionais de pesagem.

Outro exemplo que evidencia a vantagem de se utilizar uma balança de bioimpedância é quando o indivíduo inicia a prática de atividade física na academia por exemplo e, após algumas semanas de treino, percebe que seu peso aumentou.

É natural que ele imagine que esse resultado não é bom e que a academia não está fazendo o efeito esperado. No entanto, esse aumento no peso, indicado pela balança convencional, pode ser fruto de ganho de massa muscular e não de gordura, o que só pode ser confirmado pelo uso de uma balança de bioimpedância.

Portanto, mais importante do que saber o peso absoluto do seu paciente é conhecer a porcentagem de gordura, de massa magra, de água no corpo e a taxa metabólica que ele apresenta. Somente após ter esses parâmetros em mãos é que se pode ter noção da real condição de seu paciente e estabelecer uma dieta mais adequada a ele.

E então, entendeu como funciona a balança de bioimpedância?

Agende a sua avaliação na Academia Atives (31) 3535-2213, tenha um resultado mais preciso em seu atendimento e bons treinos!